O Instituto

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus foi fundado no ano de 1940 pelo Pe. Cristóforo Myskiw, OSBM (* 19.05.1905 – + 07.06.1973), em Prudentópolis, Paraná, Brasil.

É um Instituto secular feminino, fundamentado na Encíclica “Provida Mater Ecclesia” (02.02.1947), do Papa Pio XII e outros documentos da Igreja. De Direito Pontifício (Decretun Laudis: 12.06.1971), atua em diversos países: Brasil, Argentina, Paraguai e Estado Unidos e na Ucrânia. No Brasil, país de sua fundação, o Instituto atua na Metropolia Ucraíno-Católica de São João Batista e na Eparquia Imaculada Conceição. É regido pelas Constituições aprovadas pela Sé Apostólica, sob o prot. N° 672/68, de 13 de novembro de 1984, da Sagrada Congregação para as Igrejas Orientais, pelas Diretrizes e pelas normas da Assembléia Geral e Diretoria Geral.

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus é dirigido pela Diretora Geral com seu Conselho, eleitas em Assembléia Geral para cinco anos. São membros do Instituto as pessoas que nele se consagram a Deus pelos conselhos evangélicos temporária e definitivamente. Conforme previsto nas Constituições, o Instituto possui membros no sentido mais amplo, as Catequistas Auxiliares, que nas comunidades onde vivem, exercem o apostolado de acordo com as diretrizes do Instituto.

O Instituto provê para as Catequistas uma sólida formação religiosa e espiritual, como também uma educação intelectual e profissional para que possam devidamente exercer sua missão e apostolado, conforme o carisma do mesmo. Sendo um Instituto de rito Oriental, é dada aos seus membros uma formação adequada ao próprio rito e Igreja Particular.

A formação dos membros é feita em três períodos. As candidatas à consagração no Instituto realizam, num espaço de dois ou três anos, o primeiro período de formação, durante o qual elas conhecem o Instituto, sua espiritualidade e carisma, seu estilo de vida e trabalho e recebem uma formação básica de iniciação à vida consagrada pela vivência dos conselhos evangélicos. O primeiro período de formação, desde o seu início em 1949, está instalado em Prudentópolis, berço e sede do Instituto.

No segundo período, no mínimo de cinco anos, as Catequistas dão continuidade à sua formação espiritual e tratam de aperfeiçoar-se no seu trabalho profissional, visando exercê-lo com dedicação e competência, para que lhes sirva de instrumento na atuação apostólica e para o sustento próprio e de outros membros.

No terceiro período – a formação permanente – as Catequistas zelam pelo seu permanente e contínuo aperfeiçoamento espiritual, intelectual e profissional, utilizando-se de meios como: exercícios espirituais, retiros, cursos e encontros promovidos pelo próprio Instituto e fora dele – seminários, congressos, leituras, programas de TV católicas, Internet, etc – a fim de que possam ser autênticas cristãs, introduzindo o Reino do amor de Cristo em todos os setores da vida cotidiana.

Endereço, telefone, e-mail de referência:

End:Rua Mal. Floriano Peixoto, 1214
Cep:84400-000 Prudentópolis, PR
Tel. (42) 3446-1383 –
e-mail: aeso1@hotmail.com