EXEMPLO DE TITULO

Pêssankas

Для роздуми

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus foi fundado em Prudentópolis, Paraná, Brasil em 1940, pelo Pe. Cristóforo Myskiw, (*19-05-1905 e + 07-06-1973). O Pe. Cristóforo vivenciou e sentiu de perto as necessidades dos descendentes de imigrantes ucranianos, espalhados pelo interior do município de Prudentópolis. O período histórico-político era de pressão nacionalista. Proibia-se aos imigrantes e seus descendentes o uso da língua materna nas Igrejas, escolas e grupos organizados das comunidades. Foram proibidas as manifestações étnicas, culturais, religiosas, a prática das tradições. Isso dificultava o trabalho dos sacerdotes e religiosos, que sofriam, inclusive, perseguições. Na noite que precedeu a festa de Cristo Rei, após longa adoração noturna diante do Santíssimo, o Pe. Cristóforo Myskiw, OSBM, inspirado pelo Espírito Santo, decidiu fundar uma instituição, cujos membros por não se distinguirem do povo comum na sua maneira de trajar, pudessem ir e evangelizar. Assim nasceu o Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus.

            Atualmente, o Instituto desenvolve suas atividades no Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos.

CARISMA

            Busca da perfeição cristã, através do seguimento radical de Cristo e presença evangelizadora no mundo, sendo sal, luz e fermento.

ESPIRITUALIDADE

            A espiritualidade do Instituto está fundamentada no amor ao Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, que revela o amor da Trindade. Revestindo-se de Cristo Jesus, para a exemplo do modo de ser do Sagrado Coração, viver o amor gratuito aos irmãos e estar a serviço do próximo, como também ser sal, ser luz e fermento para a construção do Reino de Deus no mundo.

PASTORAL

             Segundo as peculiaridades do Instituto, seus membros devem exercer uma profissão e engajar-se na difusão do Evangelho, ser apóstolas no ambiente de trabalho, de vida, como também propagar o culto e a devoção ao misericordioso coração de Jesus.

            As catequistas são presença contínua nas mais variadas instituições religiosas, sociais, educacionais, culturais, artísticas, ecumênicas, propagando o Evangelho e dando seu testemunho de vida cristã, em conformidade com o magistério da Igreja, preservando e propagando a identidade e espiritualidade do rito oriental ucraíno-bizantino, da língua, dos valores espirituais, religiosos, éticos, morais, culturais e sociais herdados dos ancestrais ucranianos.

            Os membros do Instituto desde a sua fundação estão envolvidos na formação de lideranças cristãs, através de encontros, retiros, reuniões e catequese.