Argentina

Em 09 de janeiro de 1953, as Catequistas do Sagrado Coração de Jesus iniciaram seu trabalho na Província de Missiones – Argentina, entre os descendentes de ucranianos. Foram enviadas três catequistas para esta missão: Текля Баран, Марія Коцій e Наталка Сухожак.  Depois das catequeses de férias, Natália retornou ao Brasil para estudar. Tecla e Maria permaneceram no lugar para seu trabalho.

Durante os anos de 1953 e 1962, as três primeiras Catequistas fundaram sua primeira sede na cidade de Apóstoles. Outros membros vinham de Prudentópolis nas férias para ajudar nos trabalhos pastorais: catequizavam em duas ou três colônias e voltavam para o Brasil. Os membros permanentes em Apóstoles dirigiam o internato de pré-seminaristas junto à escola, ensinando catequese, ucraniano e boas maneiras. Exerciam também o trabalho doméstico junto aos padres da Ordem de São Basílio Magno e cuidavam da paróquia.

Em 1954, as Catequistas abriram em Apóstoles um pequeno internato para meninas. Lá ensinavam boas maneiras, língua ucraniana, história, costura, bordado, confecção de paramentos, toalhas e ícones. Cuidavam dos ornamentos das casas e igrejas. Ajudavam os padres a organizar cursos aos jovens.

Não ficaram muito tempo de Apóstoles. Em 15 de dezembro de 1962 mudaram-se para Oberá, isto se deu por haver maior campo pastoral na região. Nesta cidade, construíram o Colégio Santa Olga, atual sede nas Catequistas do Sagrado Coração de Jesus na Argentina.